quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O grande problema

Quando pequeno, sempre via o 'mundo' feliz, além do mais, a única coisa que eu fazia era brincar, e isso é uma coisa que proporciona bastante alegria para quem quer que seja - e em qualquer idade. Logicamente, o que mais uma criança queria fazer da vida fora brincar?

Então eu não sabia que o mundo tinha problemas. Achava que enquanto eu me senti-se bem, todo o resto se sentiria da mesma forma. Não pensava em problemas, acho que na verdade nem conhecia o significado dessa palavra. Até que fui crescendo, e crescendo, e cheguei em minha adolescência, e uma coisa que me marcou muito foi ver, todos os dias, meu pai, sentando na sua poltrona, assistindo os jornais que passavam na tv.

Ele sempre estava lá, todas as noites, parecendo uma estátua frente aquele objeto quadrado, que pra mim ainda não tinha nada de interessante.

Num dia, como em outro qualquer, estava na escola, e minha professora estava dizendo que tinhamos que aprender a dividir as coisas. Ela disse que se todos aprendêssemos isso, poderíamos ensinar para os nossos pais e familiares, e disse que aquilo ajudaria o mundo. Eu não entendia como dividir minhas coisas com os outros ajudaria o mundo. Pensava eu que todo mundo tinha suas coisas, e que não faltava nada pra ninguém.

O tempo passava e meu pai continuava a assistir aqueles tais jornais. Ele sempre dizia que o mundo estava cheio de problemas, e que não tinhamos como resolvê-los. Conversava sempre com minha mãe depois que acabava os programas - ela também os assistia.

(...)

Passaram-se anos e hoje estou mais velho , também assisto jornais como meu pai assistia, e também converso com a minha mulher sobre eles. Conheço também os problemas que meu pai falava, e que por algum motivo, sempre se repetem, e creio que sempre vão se repetir, por que se trata de uma única coisa, uma coisa que emgloba todos os problemas, os grandes, pequenos e médios.

Depois de tudo que eu já vivenciei na minha razoável existência, vi que boa parte dos problemas do mundo se resumem em um só.

O grande problema.

Digo-lhes hoje que esse problema se chama egoísmo. E que a solução deste não é tão complicada de se encontrar. Aprendi quando ainda era adolescente, quando ainda estava na escola.


Repetindo as palavras que minha professora disse inúmeras vezes:
- Assim que vocês (entendo hoje que ela falava também dos adultos) aprenderem a dividir as coisas, estarão tornando o mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário